Investir em financiamento coletivo é uma boa estratégia?

É possível que você já tenha ouvido falar no crowdfunding como uma ferramenta de financiamento de ideias e objetivos, pessoais ou comerciais, através da colaboração de um grupo. Para incentivar o aporte, é comum que esses projetos ainda ofereçam presentes simbólicos. Como você pode ver, esse conceito se assemelha bastante a outro recurso, muito utilizado no meio digital: as “vaquinhas” virtuais.

Diferente desse modelo mais popular, o equity crowdfunding surgiu como uma solução para que empreendedores e startups pudessem ampliar, mais rapidamente, o financiamento de suas operações. Nesse formato, em troca do aporte dos interessados, as startups oferecem um participação societária dentro do projeto. Esse tipo de operação é regulado pela instrução 588 da CVM e vem despertando, cada vez mais, o interesse de investidores engajados iniciativas socioambientais.

Se você chegou até essa publicação, é muito provável que tenha algum conhecimento sobre crowdfunding, e queira ampliar sua compreensão para entender, de uma vez por todas, se esse tipo de investimento é uma boa aposta para a sua estratégia de investimentos em 2022.

Entenda os benefícios do financiamento coletivo     

Antes do advento do equity crowdfunding, apenas investidores qualificados — indivíduos de alto patrimônio líquido com certos níveis definidos de renda ou ativos — poderiam participar de empreendimentos especulativos em estágio inicial que mantinham a promessa de alta recompensa como, por exemplo, as startups de tecnologia.

O limite mínimo de valor para tais investimentos era bastante elevado. O equity crowdfunding, no entanto, permite que o todos os investidores apliquem quantias menores em tais empreendimentos. Nesse sentido,  podemos começar falando que esta é uma modalidade de investimentos mais democrática.

Maior Grau de Satisfação

Investir através de equity crowdfunding pode dar ao investidor maior satisfação pessoal. Isso porque o investidor pode optar por focar em empresas ou ideias em que acredite, ou que estejam envolvidas com causas nas quais o investidor tem uma profunda identificação.

O equity crowdfunding pode oferecer mais caminhos para esses investimentos direcionados do que as empresas de capital aberto.

Maior geração de negócios e empregos

As pequenas e médias empresas são as maiores beneficiárias. Ao permitir um acesso mais fácil ao capital dos investidores para empresas que de outra forma teriam tido dificuldade em obtê-lo, o equity crowdfunding deve estimular as economias local e nacional por meio da formação de novos negócios, geração de talentos e empregos. Os investidores podem se sentir bem com suas contribuições.

Maiores retornos sobre o investimento

A principal atração do equity crowdfunding é a oportunidade de obter um retorno sobre o investimento, maior do que em investimentos tradicionais.

Poucos instrumentos financeiros oferecem o potencial para aumentar seu valor tanto quanto o equity de uma startup em fase inicial. A empresa certa, se bem sucedida, pode multiplicar o investimento inicial muitas vezes.

Em um ambiente de baixas taxas de juros, os investidores estão cada vez mais atraídos pelos retornos potenciais que o crowdfunding de capital pode oferecer.

Diversificação reduz o risco

Ao contrário dos “investimentos anjos” tradicionais, em que uma quantia relativamente grande é aportada em uma ou duas empresas, o financiamento coletivo permite que os “anjos” invistam quantias menores em muitos negócios, diminuindo o risco global.

Podem ser investidos valores pequenos pela internet

O equity crowdfunding também prima pela praticidade: o investimento pode ser feito pela internet e as quantias de entrada são bastante acessíveis!

Riscos do financiamento coletivo

Todo investidor espera algum retorno futuro. No entanto, os retornos sobre empreendimentos crowdfunded podem levar alguns anos para se materializar. Estes investimentos apresentam um tempo maior de liquidez e normalmente geram dividendos no médio-longo prazo, por isso devem fazer parte de uma estratégia de diversificação da carteira de investimentos. Além disso, é preciso considerar a eficiência de gestão da equipe empreendedora, a solidez do plano de negócios e o potencial de escala do produto/serviço.

Investir através de equity crowdfunding traz riscos, como qualquer tipo de investimento, mas também oferece recompensas como o potencial de grandes retornos, um maior grau de satisfação pessoal, além da perspectiva de estimular a economia através de novos negócios, inovação e geração de empregos.

Conclusão

A Radix Investimentos oferece essa possibilidade para os investidores que estão em busca de diversificar e que não querem aplicar mais dinheiro em investimentos de alto risco e volatilidade, como o mercado de ações ou criptomoedas, por exemplo.

A Radix opera por meio de crowdfunding florestal, onde investidores adquirem cotas das nossas plantações de mogno-africano, possibilitando o acesso a uma categoria de investimentos até então dominada apenas por grandes investidores e fazendeiros.

Investir em árvores é uma proposta inovadora, sustentável e bastante rentável. Então, se você quiser saber mais sobre esse tipo de investimento coletivo (equity crowdfunding), que oferece mais segurança e rentabilidade, feito de maneira online e com aplicação única, entre em contato com a gente agora mesmo e conheça nossas condições!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.